O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) abre seleção para financiamento complementar a bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP), no caso de Minas Gerais, FAPEMIG.

A última chamada de 2019 se encerra no dia 02 de dezembro e a inscrição é feita por um formulário online no portal do DAAD e envio de documentos como lista de publicações, cronograma de trabalho e o projeto resumido. Os candidatos podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas relevantes para desenvolvimento da tese. O auxílio é mensal, de 650 euros, além de passagem e seguro saúde.

Todos os detalhes sobre o financiamento, os requisitos e o processo de candidatura se encontram neste documento e no edital do programa.

Igino de Oliveira

Universidade de Destino: University of New Mexico - Estados Unidos