A Embaixada da França no Brasil, por meio de candidaturas via Campus France, abre uma seleção de estudantes para realização de parte da pós-graduação em instituições de ensino superior francesas. Segundo os responsáveis, o objetivo destes programas é fortalecer a sustentabilidade financeira das(os) alunas(os) de mestrado e doutorado em mobilidade, além de desenvolver sua colaboração científica e de pesquisa internacional.

A primeira modalidade de bolsa é ofertada às(aos) doutorandas(os) brasileiras(os) já matriculadas(os) em um programa de doutorado em cotutela de tese (desde 2019) ou que serão matriculadas(os) em 2021. O auxílio está previsto por meio de um cofinanciamento obrigatório de uma instituição francesa ou brasileira, pública ou privada. Segundo o Edital, “serão privilegiados financiamentos advindos de uma ou das duas universidades do estudante (brasileira e francesa)”.

O encerramento das candidaturas para doutorado em cotutela está previsto para 09 de abril de 2021, devendo ser enviadas por uma(um) coordenadora(or) de projeto associada(o) à instituição de ensino superior de origem para o endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira o site do programa e o Edital completo para entender os documentos necessários para envio, o calendário programado, os detalhes da elaboração de um contrato de cofinanciamento e outros detalhes.

Já a segunda modalidade de bolsa parcial é destinada às(aos) estudantes de nacionalidade brasileira que planejam concluir o segundo ano de mestrado (Master 2 - M2) na França. Esta oferta possibilita financiamento complementar para a estadia da(o) contemplada(o) por 6 meses, de setembro de 2021 a fevereiro de 2022, além de outros benefícios.

Como parte do procedimento de inscrição, é preciso que a(o) candidata(o) já possua a carta de aceite ou comprovante de aceitação no ano Master 2 na França, para o ano acadêmico 2021-2022. As inscrições para a modalidade de bolsa para mestrado estarão abertas até o dia 30 de junho de 2021, e devem ser feitas exclusivamente por meio deste link.

Para saber mais sobre o calendário do processo, todos os benefícios oferecidos, os critérios de seleção e outras informações, acesse a página do Campus France e leia o Edital na íntegra. Todas as dúvidas podem ser enviadas por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A Embaixada Francesa no Brasil não arcará com passagens aéreas e custos de mudança relacionados a nenhuma das modalidades citadas acima.

Ana Cristina Gonzaga Miranda

Curso: Engenharia Civil