O Grupo de Cooperação Internacional das Universidades Brasileiras (GCUB) em aliança com a União das Universidades da América Latina e do Caribe (UDUAL) promove, sob o apoio do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe - UNESCO/IESALC,  a 2ª Edição do Programa de Formação de Professores do Ensino Superior para a América Latina e Caribe - ProLAC, Convocatória GCUB-UDUAL n° 002/2021.

O objetivo do ProLAC é oferecer formação de Doutorado para professores do Ensino Superior de universidades da América Latina e do Caribe associadas ao GCUB e a UDUAL, fortalecendo a Educação Superior e da pesquisa na América Latina e no Caribe e promovendo o desenvolvimento e integração da região por meio do aumento no número de doutores nas Instituições de Educação Superior.

.A convocatória selecionará candidatos para atribuição de bolsas, totais ou parciais, oferecidas por instituições de ensino superior vinculadas ao GCUB ou a UDUAL no âmbito do Programa. Essas bolsas cobrirão programas de doutorado presenciais previstos para começar em 2022. serão concedidas 519 vagas (com total isenção de taxas de matrículas, mensalidades ou anuidades), e 47 bolsas mensais, para cursos de Doutorado vinculados a 33 universidades associadas ao GCUB ou à UDUAL.

Para se candidatar, é preciso ser professor de Instituição de Ensino Superior associada ao GCUB ou à UDUAL, de acordo com as orientações descritas no Edital GCUB-UDUAL nº 002/2021.

A data de início dos cursos de doutorado será de acordo com o calendário de cada

Instituição participante, e a duração aproximada é de até 48 meses, conforme as regras internas da instituição receptora.

Os professores interessados poderão se inscrever por meio eletrônico até o dia 12 de novembro.

Para mais informações, consulte a Convocatória GCUB-UDUAL n° 002/2021 aqui

Max Pedro da Silva