O programa Living Lab Biobased Brazil” surgiu em 2014, a partir de uma parceria entre instituições holandesas e brasileiras. Com o objetivo de promover a internacionalização do ensino superior em ambos os países, os projetos desenvolvidos pelo programa são focados na economia de base biológica da Holanda e do Brasil, abrangendo como temas principais: tecnologia de recursos hídricos, setor agroalimentar, química verde e ambiente sustentável. Fazem parte do programa universidades e entidades governamentais holandesas, além de universidades mineiras e parceiros nacionais, incluindo a UFOP.

Por meio do “Living Lab Biobased Brazil", estudantes de graduação e mestrado da UFOP e das demais instituições mineiras parceiras têm a oportunidade de realizar estágios remunerados por meio da participação em grupos de pesquisa de universidades de ciências aplicadas na Holanda. Os projetos disponíveis para a recepção de estudantes estão listados no site do Programa e as candidaturas encerram-se no dia 1º de abril, para início das atividades a partir de setembro de 2022.

No dia 15 de março, às 12h (horário de Brasília), a Coordenação do “Living Lab Biobased Brazil” fará um webinário informativo para apresentar o programa e responder às dúvidas das pessoas interessadas nas oportunidades de estágios.

O webinário será em inglês, e ss inscrições estão disponíveis por meio do link.
Clique aqui para ter acesso ao link em que será transmitido o webinário.

.

UFOP e Living Lab Biobased Brazil

A UFOP faz parte do Programa desde 2018, já recebeu 5 estudantes de instituições holandesas e já enviou dois estudantes de graduação para realização de estágio na Holanda. Além disso, a UFOP participou, nos anos de 2020 e 2021, da organização da “Living Lab Biobased Battle” competição internacional online de bioeconomia por meio da qual estudantes de instituições brasileiras e holandesas trabalham para desenvolverem propostas inovadoras de solução para um desafio relacionado à destinação de resíduos. Conheça mais sobre a competição e sobre a experiência dos estudantes participantes da edição de 2020 neste vídeo

Oscar Javier Tabares