Estão abertas até o dia 15 de agosto de 2019 as inscrições para o Hochschulwinterkurs - Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs, programa do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) que concede bolsas para estudantes brasileiros interessados em aprofundar os conhecimentos do idioma alemão. Os selecionados participarão do curso, que tem duração de seis semanas, em uma universidade na Alemanha, com aulas do idioma e sobre a cultura do país. O programa será realizado nos meses de janeiro e fevereiro de 2020.

Para se candidatar é preciso estar matriculado em uma Instituição de Ensino Superior no Brasil como estudante de graduação, mestrado stricto sensu ou doutorado, com coeficiente de rendimento (CR) acadêmico igual ou superior a 8,0 ou grau equivalente (no caso de cursos na área de Engenharia, CR igual ou superior a 7,5 ou grau equivalente).

Os candidatos não poderão estar formados antes de março de 2020 e os alunos de graduação devem ter concluído pelo menos quatro semestres do curso universitário até o final de dezembro de 2019, ou seja, até o início do programa na Alemanha. Outro requisito é ter, pelo menos, nível B1 de domínio de alemão, comprovado por teste onSET.

Além de seguro-saúde, os selecionados receberão uma bolsa no valor de 1.875 euros e auxílio para passagem aérea de 1.575 euros.

Para conhecer todos os critérios de seleção, universidades contempladas, pré-requisitos e benefícios do programa, confira a página do programa Hochschulwinterkurs.

Lívia Pimenta

Curso: Engenharia de Minas