O Programa Probral oferece a pesquisadores brasileiros e alemães apoio para projetos conjuntos desenvolvidos por grupos dos dois países vinculados a instituições de ensino superior, públicas ou privadas, sendo pelo menos uma no Brasil e uma na Alemanha.

O apoio é feito através da concessão de recursos para a realização de missões de trabalho e aquisição de material para os projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha. Serão escolhidos 25 projetos para receber o fomento pelo período de dois anos, que podem ser prorrogados por mais dois anos.

O programa é fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). As propostas podem ser de qualquer área de conhecimento e devem prever a mobilidade de pesquisadores e de estudantes de ambas as equipes.

As propostas poderão ser enviadas até às 17h do dia 26 de julho (horário de Brasília).

Para conferir o edital do programa, clique aqui.

Igino de Oliveira

Universidade de Destino: University of New Mexico - Estados Unidos