Ana Cristina Gonzaga Miranda

Curso: Engenharia Civil
Universidade de Destino: Universitat Bielefeld - Alemanha

"Entre Julho de 2012 e Agosto de 2013 tive a oportunidade de estudar na Fachhochschule Bielefeld, na Alemanha, através do programa Ciência sem Fronteiras. O intercâmbio foi desafiador desde o início, eu não falava Alemão, muito pouco de Inglês e ainda, como era o primeiro edital do CsF, tínhamos muitas dúvidas e incertezas.

Estudar no exterior foi uma experiência transcendental que mudou completamente os rumos da minha vida pessoal, acadêmica e profissional. Trouxe não só conhecimento técnico, alegrias, amigos e muitas lembranças, mas passar por todos os vários processos de mudança e adaptação me trouxe também muita certeza da minha capacidade de ir além de qualquer adversidade, de conseguir voar longe, de ser livre. E dentre todas essas convicções que vieram, a maior delas foi dar-me conta que o Brasil é o melhor lugar no qual eu poderia viver, eu preciso dele e ele precisa de mim."

Igino de Oliveira

Universidade de Destino: University of New Mexico - Estados Unidos