Max Pedro da Silva

Universidade de Destino: Parsons The New School For Desing - Estados Unidos

"O intercâmbio para os Estados Unidos me possibilitou me identificar enquanto membro de uma sociedade da qual nunca tinha feito parte antes. E a identificação com aquela sociedade foi o mais enriquecedor para mim nessa experiência.

Quando você sabe falar inglês, você praticamente se sente parte da sociedade faladora daquele dialeto, e as trocas são muito mais facilitadas, permitindo um maior aprofundamento das relações e absorção de quaisquer tipos de conteúdo.
Outro aspecto positivo da minha morada de 1 ano em Nova York foi entrar em contato com o “centro” do mundo. Estar em um palco global de acontecimentos é outra experiência riquíssima. A sensação de que tudo podia acontecer só de pisar fora de casa chegava a me emocionar, só pelo fato de estar ali. Hoje não consigo me dar conta da grandeza dessa experiência, do alcance social. Pessoas que vem até mim ressaltar da magnitude deste feito.

O que eu posso dizer é que o mundo é muito grande para afirmarmos as coisas como se acontecessem só com a gente, só com nós brasileiros; afirmarmos que as coisas são assim porque são; que as coisas sempre foram do jeito que aprendemos a entender, desde o nascimento até a morte, pois estamos de certa maneira ainda vendados para criticar construtivamente nossa própria realidade, nosso país de origem, nossa vida brasileira.

O intercâmbio viabiliza a construção dessa crítica. Quando você tem a oportunidade de morar fora, você enxerga aspectos que não funcionam na sua sociedade de origem e que funcionam na sociedade de destino, e vice-versa. E aí você tem ferramentas de comparação e de diálogo interno, construtivo, que lhe permite enxergar o mundo de novas perspectivas. Esse é o diferencial de quem viveu uma experiência “overseas”. As coisas não são como sempre foram, e podem ser diferentes."

Matheus Martins Corrêa

Curso: Direito