Igino de Oliveira

Universidade de Destino: University of New Mexico - Estados Unidos

"Oi! Meu nome é Igino, sou estudante de Arquitetura e Urbanismo e eu vou contar um pouco da minha experiência morando em um deserto dos EUA.

Pra começar, eu sempre quis estudar fora do país só não acreditava que isso seria possível um dia. Desde o momento que me inscrevi para o CSF até o dia da partida tudo ainda parecia meio impossível demais pra ser verdade, mas não existe nada mais verdadeiro na minha vida do que essa experiência.

Posso listar aqui o crescimento pessoal, académico e profissional que obtive (claro, a infra-estrutura, o ensino, as oportunidades de conhecer lugares novos e arquitetos famosos fazem parte dessa história), porém eu gostaria de falar como foi importante pra mim viver em um local tão diversificado dentro de um país cheio de estereótipos, muitos deles equivocados.

Conheci uma cidade que transborda cultura, com comidas típicas, de arquitetura singular, com população convidativa, uma universidade que abraçava todo mundo: desde o sul coreano super tecnológico até as comunidades indígenas locais super tradicionais. E tudo isso me fez sentir pertencente daquele lugar.

Por isso, o que eu tenho pra passar pra frente é: Sejam sempre ousadxs pra querer estudar fora do Brasil, o CSF paralisou mas existem vários outros meios pra se conseguir isso. Além disso, quando forem escolher o destino, lembrem-se que existem lugares remotos no mundo que te proporcionarão experiências mais reais e profundas do que os grandes centros estimados. "

Eduardo Cota

Curso: Engenharia de Controle e Automação