Eduardo Cota

Curso: Engenharia de Controle e Automação
Universidade de Destino: Universidade Técnica de Clausthal - Alemanha

"Sempre me perguntam: “Como foi?”, “Você gostou?”. A resposta é sempre a mesma: “Gostei muito! Aproveitei muito em todos os sentidos! Foi sensacional”. Eu morei 2 anos na Alemanha, em 3 cidades diferentes: Clausthal-Zellerfeld, Hannover e Berlin. Em Clausthal estudei na Technische Universität Clausthal. Pude viver numa cidadezinha linda de 15 mil habitantes e com uma beleza natural incrível. Ainda consegui ser aprovado nas disciplinas que estava matriculado e participar da escrita de um artigo lançado em congresso. Em Hannover, capital do estado de Niedersachsen, pude me dedicar 6 meses apenas ao aprendizado da língua alemã. Depois me mudei para Berlin, onde, além de morar na cidade mais fantástica da Alemanha, pude estudar em uma das melhores universidades do país, a Technische Universität, e estagiar em um instituto da maior organização de pesquisa aplicada-orientada da Europa, a Fraunhofer. Esse é um resumo breve de tudo que vivi durante meu intercâmbio, eu aproveitei demais as cidades onde morei, viajei por quase 20 países e cumpri meu principal objetivo que era complementar minha graduação e melhorar meu currículo. Meu conselho para quem está pensando em ir é focar nas coisas positivas e nas oportunidades. Nem tudo é positivo, às vezes as diferenças assustam, mas se fosse para ser como no Brasil pra que sair daqui? Se você pensa em fazer o intercâmbio, permita-se vivê-lo intensamente e aproveite tudo o que puder!"

Matheus Martins Corrêa

Curso: Direito