A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT), em parceria com o Núcleo de Línguas - Idiomas sem Fronteiras (NucLi-IsF), está oferecendo aulas online de Português como Língua Estrangeira (PLE), para os alunos internacionais da UFOP.

A iniciativa surgiu devido à suspensão, por tempo indeterminado, das atividades presenciais da Universidade, em virtude da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), e do atual estado de quarentena e isolamento social, como medida de segurança e prevenção à contaminação, decretado pelas autoridades governamentais.

Sob supervisão da Profa. Dra. Anelise Dutra, Coordenadora Pedagógica do NucLi-IsF e Coordenadora do Colegiado de Licenciatura em Letras, as aulas estão sendo ministradas pelo professor bolsista Plínio Carvalho, aluno do curso de Letras, por meio da plataforma Google Classroom.

A ação foi muito bem recebida pelos alunos que, em alguns casos, optaram por regressar aos seus respectivos países, mas mantiveram o interesse em continuar participando das aulas, que normalmente são oferecidas em todos os semestres acadêmicos, mas na modalidade presencial.

Ao todo serão oferecidas duas turmas, para atender a 19 alunos de 8 países. A turma de nível de proficiência B1 já está tendo aulas desde o dia 14 de abril, enquanto as aulas dos alunos de nível A2 começaram no dia 04 de maio, e estão sendo ministradas pela bolsista Talita Ferreira Vaz, também do curso de Letras.

Para Jaqueline Schultz, Coordenadora da CAINT, “o objetivo é que os alunos mantenham os estudos da língua portuguesa, o que vai auxiliá-los nas atividades acadêmicas. Além disso, as aulas também são uma oportunidade para maior conhecimento sobre a cultura brasileira e de interação durante esse período desafiador pelo qual passamos”.

Uma das alunas da turma B1 é Luísa Ocampo, bolsista do Programa BRACOL (Brasil-Colômbia). Para ela “é muito importante continuar com as aulas de português, pois assim você pode dedicar tempo produtivamente, fortalecer o que já sabia e seguir em frente, para ter um bom português quando tudo isso acabar e que a quarentena não seja em vão”. Luiza finaliza, “considero que ter aulas virtuais de português é bom para mim e para todos nós, pois aprendi e sinto que sou melhor com o idioma em comparação com quando cheguei no Brasil em fevereiro”.

Max Pedro da Silva

Universidade de Destino: Parsons The New School For Desing - Estados Unidos