A Diretoria de Relações Internacionais da UFOP torna público o Edital 10/2023/DRI/UFOP para
viabilizar a participação de estudantes de graduação na Convocatória da XIV Edição do Programa para el Fortalecimiento de la Función Pública en América Latina – Fundación Botín.

O objetivo do programa é contribuir com o fortalecimento das instituições públicas e com a melhoria do desenvolvimento social, econômico e sustentável da região, de modo que os melhores jovens universitários latino-americanos se comprometam com o desenvolvimento de suas sociedades com integridade, proatividade e vocação para o serviço público, potencializando um impacto positivo na região.

Os temas trabalhados englobam gestão de projetos, economia, inovação no setor público, oratória, criatividade, filosofia política. O programa proporciona também atividades de outdoor training, torneio de debate, elaboração de um projeto de inovação pública e visitas a instituições espanholas.

O edital é aberto a estudantes matriculados em cursos de graduação e que possuam nacionalidade de algum país da América Latina. A Fundação Botín será responsável pelos custos referentes à viagem, hospedagem, manutenção, seguro-saúde e ao curso.

O Programa terá início de forma presencial no dia 16 de outubro na Universidad de los Andes em Bogotá (Colômbia), passará pela Espanha e se encerrará na Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro (Brasil), no dia 01 de dezembro.

Para participar, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

• Ser estudante de graduação regularmente matriculado na UFOP;
  • Possuir nacionalidade de algum país da América Latina;
  • Ter finalizado, até 30 de dezembro de 2023, mais de 50% do seu curso;
  • Não estar apto a colar grau;
  • Ter nascido entre 1º de janeiro de 1999 e 31 de dezembro de 2003;
  • Ter excelente rendimento acadêmico, estando acima da média geral do seu curso de graduação;
  • Ter domínio da língua inglesa e língua espanhola;
  • Possuir passaporte válido, com vencimento a partir de junho de 2024.

Ao concluir o Programa, o estudante passará a integrar a Rede de Servidores Públicos da América Latina, que conta atualmente com 442 Alumni.

As inscrições serão feitas exclusivamente no período de 10 de abril a 30 de abril de 2023, por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no edital.

Para mais informações, acesse o Edital.

Faby Torres

Universidade de Origem: Universidad Autónoma de Coahuila - México