O Governo do Japão, por meio do Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), oferece bolsas de estudos para estudantes brasileiros em universidades ou escolas japonesas. As bolsas são para
cursos de graduação, desenvolvimento de pesquisas (oportunidade de mestrado ou doutorado), Escola Técnica Superior e cursos profissionalizantes.

Serão oferecidos diversos benefícios para os estudantes, dentre eles estão:

- Auxílio financeiro mensal;

- Passagem de ida e volta, do aeroporto internacional mais próximo de sua residência até o Aeroporto Internacional de Narita ou Kansai. Não estão inclusas taxas aeroportuárias, taxas de embarque e transportes dentro do Japão;

- Isenção de taxas acadêmicas.

Para participar, os candidatos devem seguir alguns pré-requisitos, como:

- Nacionalidade brasileira (excluem-se brasileiros com dupla nacionalidade japonesa);

- Bom domínio da língua inglesa ou japonesa;

- Disposição para aprender a língua japonesa e assistir a aulas nesse idioma;
- Alguns requisitos específicos de cada vaga.

Os interessados deverão apresentar, presencialmente, o formulário de inscrição devidamente preenchido e acompanhado da documentação requerida no edital ao Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro até o dia 21 de junho de 2023

Também é possível fazer a inscrição por correio. Os documentos da inscrição deverão ser postados de modo que cheguem ao Centro Cultural até o dia de encerramento das inscrições. Documentos recebidos após a data, não serão considerados.

Para conferir os editais e obter mais informações sobre áreas de estudo, benefícios, duração da bolsa e processo de seleção, acesse:

Para candidatos em cursos de graduação

Para candidatos em desenvolvimento de pesquisas (mestrado ou doutorado)

Para candidatos em Escola Técnica Superior

Para candidatos em cursos profissionalizantes

Acesse também o site do Consulado.

Igino de Oliveira

Universidade de Destino: University of New Mexico - Estados Unidos