O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) oferece vagas a estudantes brasileiros interessados em aprofundar os conhecimentos do idioma alemão. Com duração de até seis semanas, o Programa Hochschulwinterkurs (HWK) inclui aulas de alemão (B1/B2) e atividades culturais em uma das seguintes universidades alemãs (cada uma oferece um curso específico):

• Universität Leipzig
  • TH Wildau
  • Albert-Ludwigs-Universität Freiburg
  • Ludwig-Maximilians-Universität München

Além de seguro-saúde, os selecionados receberão uma bolsa no valor de 2.151 euros e auxílio para passagem aérea de 1.450 euros. Os custos de acomodação e do curso de língua serão deduzidos do valor da bolsa.

Para conhecer todos os critérios de seleção, pré-requisitos e benefícios da modalidade presencial do HWK, acesse o respectivo edital no site do DAAD (informações em alemão e inglês). E confira aqui os detalhes de cada curso.

A novidade deste ano é que o programa agora conta com uma modalidade online. Esta modalidade prevê aulas de alemão online (B1/B2) pelo período de seis semanas (carga horária de 25 horas por semana).

Os selecionados receberão uma bolsa de 300 euros e a cobertura dos custos do curso de alemão. Acesse o edital da modalidade online do HWK no site do DAAD para conferir todos os detalhes da chamada, incluindo pré-requisitos e benefícios.

Os requisitos para os cursos presenciais e online são iguais. Para se candidatar é preciso:

• Estar matriculado(a) em uma instituição de ensino superior no Brasil como estudante de graduação, mestrado stricto sensu ou doutorado, com coeficiente de rendimento (CR) acadêmico igual ou superior a 8,0 ou grau equivalente (no caso de cursos na área de Engenharia, CR igual ou superior a 7,5 ou grau equivalente).
  • Ter, pelo menos, nível B1 de domínio de alemão. Entre as possibilidades de comprovação do nível B1 aceitas nos editais, está o teste onSET, aplicado gratuitamente pelo DAAD em algumas cidades do Brasil. Os candidatos não poderão estar formados antes de março do ano de realização do curso e os alunos de graduação devem ter concluído pelo menos quatro semestres do curso universitário até o final de dezembro do ano anterior, ou seja, até o início do programa na Alemanha.

O programa é realizado nos meses de janeiro e fevereiro de cada ano. As  inscrições para a edição de 2024 vão até 15 de agosto de 2023.

Para mais informações, acesse este documento com informações específicas para os candidatos brasileiros.

Matheus Martins Corrêa

Curso: Direito